O encontro entre a arte e a moda nas criações de Emilie Flöge

Moda é arte? A moda, como um fenômeno social, é uma expressão que nos mostra a imagem de seu tempo. Entre as definições de arte, encontramos a concepção de que arte é “construção, conhecimento e expressão”. É natural que os universos da moda e da arte se cruzem, provocando reflexões sobre a aparência, sobre a imagem do corpo e do indivíduo, sobre os tempos e modos de fazer, ou diretamente sendo fonte de referência mútua. A moda se alimenta da arte e vice-versa.

Resultado de imagem para emilie floge

Em diversos momentos da história, podemos observar essa relação de forma explícita. Ainda na época do surgimento da Alta-Costura, próximo ao ano de 1850, o costureiro Charles Frederick Worth, considerado o “pai da alta-costura” se comparava a Delacroix e Ingres, revelando suas fontes de inspiração que estavam nos museus. Já no início do século XX, a estilista austríaca Emilie Flöge criava vestidos avant garde que inspiraram obras de arte.

Resultado de imagem para emilie flogeImagem relacionada

 

Emilie Louise Flöge nasceu no dia 30 de Agosto de 1874 em Viena. Começou sua carreira como costureira e tornou-se posteriormente designer de moda e empresária. Em 1904, ao lado de sua irmã Pauline, abriu uma loja-atelier de moda conhecida como Schwestern Flöge (Irmãs Flöge), localizada em uma das principais avenidas da capital austríaca. O atelier era ligado à Wiener Werkstätte, empresa que buscava trazer as ideias de renovação artística da Secessão de Viena para o design de objetos cotidianos.

O movimento conhecido como Secessão Vienense era formado por um grupo de 40 jovens intelectuais que eram contra os princípios conservadores das artes da época. A Secessão, fundada em 1897 e comandada pelo pintor simbolista Gustav Klimt, tinha o objetivo de unificar a pintura e as artes aplicadas, defendendo ideais que dialogavam com outros movimentos, como o art nouveau.

Resultado de imagem para emilie floge
Gustav Klimt e Emilie Flöge

A história diz que Klimt e Flöge eram grandes amigos e companheiros. A parceria rendeu clientes tanto para ela quanto para ele. Por trás de vários quadros de Klimt está Emilie, a criadora dos vestidos de estilo-mosaico eternizados nas pinturas, como por exemplo o vestido da obra “Retrato de Adele Bloch-Bauer” (1907).

Resultado de imagem para retrato de adele bloch-bauer i
Retrato de Adele Bloch-bauer I

Os vestidos de Emilie eram feitos com tecidos vibrantes e coloridos, idealizados para serem usados sem espartilho – um choque para o conservadorismo vigente – pendiam livremente nos ombros, tinham mangas largas e eram confortáveis. Flöge foi fortemente inspirada pelo movimento feminista que pregava um estilo mais prático e confortável de se vestir.

emiliefloge3.jpg

O estilo boêmio de Klimt também influenciou para as criações da estilista, consideradas “peculiares” para a época. Suas criações artísticas e ousadas não foram bem sucedidas nas vendas. Mas enquanto os vestidos mais convencionais vendiam melhor na Schwestern Flöge, Klimt pintava as damas da alta sociedade vienense vestindo as peças mais vanguardistas criadas por sua amiga.

Resultado de imagem para emilie floge gustav klimt
Retrato de Emilie Flöge, por Gustav Klimt (1902)

 

Calendário 2020: 12 Décadas de Moda

Emilie Flöge foi um dos ícones de moda escolhidos para compor o nosso Calendário 2020 – 12 décadas de moda, projeto realizado em parceria com a ilustradora Ana Luiza Siqueira. Para iniciar 2020 com muita inspiração, olhamos para trás e recordamos a história da moda e da arte desde 1900 até aqui. Então desenvolvemos um calendário que celebra pessoas que marcaram época e se tornaram ícones para a moda. No mês de janeiro, destacamos as criações de Emilie Flöge,  e, entre as outras pessoas homenageadas ao longo dos meses estão: Carmen Miranda, nossa eterna “Brazilian Bombshell”, a estilista brasileira Zuzu Angel e a designer japonesa Rei Kawakubo.

Adquira o arquivo digital do calendário (pdf) em: Calendario2020.iluria.com

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s